O dia 14 julho na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Portal Rondônia de Notícia - Noticias de Rondônia

O dia 14 julho na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo


O DIA NA HISTÓRIA

Lúcio Albuquerque
69 99910 8325

14.07.24 - BOM DIA!
RONDÔNIA

1944 – Chega a Porto Velho sob o comando do capitão Ênio Pinheiro, o 1º grupo da 2ª Cia. Rodoviária Independente, para abrir uma rodovia até Vilhena.

1954 – Só homens podem participar do concurso do Banco de Crédito da Amazônia, conforme o edital.

1979 – Primeiro casamento comunitário em Rolim de Moura.
 
1983 – Em convocação extra a Assembleia Estadual Constituinte reúne para votar o projeto final da 1ª Constituição rondoniense.

14 – 1986 – O PMDB definiu Jerônimo Santana como candidato a governador, com vários candidatos a vice. Os principais são Orestes Muniz e Antonio Morimoto. (ver FOTO DO DIA)

1988 – Decreto do prefeito Tomás Correia (PVh) concede ao Sesi 2 lotes no Bairro Lagoa, para construir a estrutura do órgão.

1990 – 90 Kg de cocaína por dia. É o que a PF estima de consumo em Rondônia a cada 24 horas. E que passam em RO, para outros locais, 5 toneladas/mês.

HOJE É

Dia Mundial da Liberdade de Pensamento. Dia Mundial do Hospital. Dia do Propagandista de Laboratório.
Católicos celebram São Camilo de Lelis,
 
BRASIL
MUNDO

1789 — Início da Revolução Francesa: parisienses tomam a Bastilha. 

2016 – Terroristas invadem uma avenida em Nice (FR), onde se festejava a Queda da Bastilha: 84 mortos e quase 500 feridos. 

FOTO DO DIA
O VICE DE SANTANA

Eleito vice de Tancredo Neves em 1985, e morre em 1986. José Sarney, o vice, é o presidente, ambos do PMDB. Em 1986 Rondônia elegeria seu 1º governador, disputa que contou com 7 candidatos. 

Aqui só o PMDB tinha estrutura. Ex-deputado federal, Jerônimo Santana era o “candidato natural”, por ser o político mais conhecido no Estado.

Derrotado na disputa do Senado em 1982, Santana, é eleito prefeito de Porto Velho em 1985 pelo PMDB. Jura: “prefeitar” os 4 anos, acabar com os buracos da capital e que não ser candidato ao governo.

Ele “prefeita” de janeiro a 14 de maio de 1986. Assume o vice Tomás Coreia. Na campanha ao Governo Jerônimo teve a seu favor o presidente da República, o governador e o prefeito de Porto Velho.
 
Para vice o PMDB tinha vários pretendentes. Segundo ouvi do senador Ronaldo Aragão, a escolha de Orestes Muniz, deputado federal, foi num voo entre Vilhena a Colorado.

(FOTO: À frente o governador Angelo Angelin e o prefeito Tomás Correia. Atrás Jerônimo e Orestes), a “máquina” toda nas ruas

Postar um comentário

0 Comentários