Projeto que fortalece o artesanato rondoniense é aprovado por deputados estaduais

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Portal Rondônia de Notícia - Noticias de Rondônia

Projeto que fortalece o artesanato rondoniense é aprovado por deputados estaduais


Proposta do Poder Executivo foi aprovada por unanimidade na sessão de terça-feira (16) e busca ampliar a visibilidade da produção regional


Porto Velho/RO - Proposta do Poder Executivo foi aprovada por unanimidade na sessão de terça-feira (16) e busca ampliar a visibilidade da produção regional

Valorização do artesanato feito em Rondônia. Esse é o objetivo do Projeto de Lei (PL) 1235/2025, de autoria do Poder Executivo, aprovado por unanimidade pelos deputados estaduais durante a sessão de terça-feira (16).

O texto estabelece a obrigatoriedade de utilização do artesanato e de outros produtos do fazer rondoniense por ocupantes de cargos e funções públicas, para a doação de presentes e brindes a título de cortesia, propaganda e divulgação habitual, em eventos especiais no país e no exterior, além de datas comemorativas.

O artesanato rondoniense é reconhecido como patrimônio cultural de grande significado para o estado, por reunir saberes de povos indígenas, ribeirinhos, extrativistas e populações migrantes. Essa diversidade resultou em expressões artesanais únicas, com referências à fauna, à flora e a simbologias amazônicas, gerando retorno social e econômico para Rondônia.



Projeto busca fortalecer a identidade cultural do estado e ampliar a visibilidade do artesanato e de produtos rondoniense (Foto: Divulgação)

A utilização preferencial desses produtos em eventos oficiais, brindes institucionais e ações de divulgação fortalece a imagem do estado, amplia a visibilidade da produção regional e incentiva práticas alinhadas à sustentabilidade, ao respeito cultural e ao desenvolvimento econômico local, consolidando o artesanato e os produtos do fazer rondoniense como instrumentos de identidade cultural e regional.


Texto: Ivanilson Frazão I Jornalista Secom ALE/RO
Fotos: Divulgação

Postar um comentário

0 Comentários