Atividades de conscientização no trânsito são promovidas pelo Detran-RO durante Exponorte

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Portal Rondônia de Notícia - Noticias de Rondônia

Atividades de conscientização no trânsito são promovidas pelo Detran-RO durante Exponorte

De forma lúdica, Detran-RO realizou educação para o trânsito em exposição agropecuária

Porto Velho, RO - Para reafirmar o empenho nas atividades de promoção da segurança no trânsito, por meio de atividades lúdicas e interativas com crianças e adultos, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) esteve presente na Exposição Agropecuária de Vilhena (Exponorte), que aconteceu entre os dias 28 de agosto e 1º de setembro.

Por meio da Escola Pública de Trânsito (EPtran), servidores realizaram uma série de atividades educativas, com interatividade, envolvendo crianças e adultos, com a mensagem “Paz no Trânsito Começa por Você”.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, as ações com foco na educação têm o papel fundamental na construção de um trânsito de paz. “O trânsito será mais seguro quando cada um de nós nos comportarmos com responsabilidade e respeito às regras. Nesse sentido, o governo tem investido em ações que fortaleçam a mensagem e estimulem essa prática”, ressaltou.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
 
Circuito de realidade virtual teve grande participação do público

Entre as ações promovidas, destacam-se a arte na pele; pescaria; jogos de dominó e memória; lona pedagógica; alfabeto móvel; painel de fotos; jogo da sinalização; escultura com balões; além do teste no etilômetro conduzido pela equipe da Diretoria Técnica de Fiscalização e Ações de Trânsito (Dtfat).

Umas das atividades com grande participação do público foi o circuito de realidade virtual, com uso do óculos simulador de embriaguez. Quem participou da dinâmica, caminhou entre entre cones, experimentando a mesma sensação de uma pessoa sob efeito de álcool.

A participante Bruna Rogério Queiroz, de 26 anos, utilizou o óculos simulador de embriaguez, fez o percurso, e relatou que a sensação. “É muito real e realmente muito perigoso dirigir sob o efeito do álcool. Me senti como se estivesse embriagada e o recado que dou é se dirigir, não beba”, disse.

Outro participante foi Rafael de Paula Timóteo, de 28 anos, que testou o etilômetro e lembrou o quanto é importante estar acompanhado de alguém que não ingere bebidas alcoólicas. “Estou bebendo, mas minha esposa é quem vai dirigir o carro, para nossa segurança”, afirmou.

O diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha destacou que, as atividades educativas realizadas com a presença do grande público é muito positiva para o estado. “A educação no trânsito é fundamental na promoção da segurança viária, e estamos dedicados em fazer da população multiplicadores da mensagem de paz e segurança no trânsito.”

Postar um comentário

0 Comentários