| Imagem Ilustrativa |
Manifestantes contrários ao acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul entraram em confronto com a polícia nesta terça-feira, em Bruxelas, durante uma reunião de líderes europeus para debater políticas comerciais e agrícolas. Durante o protesto, foram lançadas bombas de fumaça e até batatas contra as forças de segurança.
A mobilização contou com a participação de centenas de agricultores, que chegaram à capital belga em tratores, buzinando pelas ruas e dando apoio aos manifestantes mais próximos do cordão policial. A presença dos veículos agrícolas chamou a atenção e ampliou o impacto do protesto na cidade.
No fim da manhã, a polícia utilizou jatos de água de alta pressão para dispersar os manifestantes que tentavam avançar em direção à área onde ocorria o encontro dos líderes da União Europeia.
Produtores rurais de diversos países do bloco afirmam que o setor agrícola enfrenta dificuldades há anos e criticam a União Europeia por, segundo eles, comprometer a sustentabilidade da atividade com acordos comerciais como o firmado com o Mercosul, além da possibilidade de cortes no orçamento da Política Agrícola Comum.
Os protestos buscam pressionar as autoridades europeias no momento em que o bloco avalia suas prioridades orçamentárias e negocia tratados comerciais, considerados pelos agricultores uma ameaça por ampliar a concorrência internacional e provocar queda nos preços dos produtos agrícolas.


0 Comentários